É também o quinto vice-governador do partido que assume a gestão do Executivo Estadual

 

Marcus Vinícius de Faria Felipe

Daniel Vilela é o mais jovem membro do MDB/PMDB a ocupar o cargo de governador do Estado de Goiás. Aos 42 anos é um dos mais jovens no posto, atrás apenas dos ex-governadores Marconi Perillo (PSDB), que assumiu em 1999 aos 36 anos e Leonino Caiado (Arena) e Irapuam Costa Júnior (Arena), que ascenderam ao governo de Goiás aos 38 anos, respectivamente nos anos de 1971 e 1975, a época, nomeados pelo regime militar.

O jovem emedebista é o quinto vice-governador do MDB na direção do Executivo Estadual, antes dele tomaram posse para o exercício da governança os vice-governadores Onofre Quinan (1986), Agenor Rezende (1994), Naphtali Alves (1998) e Helenês Cândido (1998), enquanto que o seu pai, Luiz Alberto Maguito Vilela desincompatibilizou-se do cargo de vice-governador para disputar e vencer as eleições de 1994, tomando posse no governo de Goiás para o período de 1995 a 1998, deixando o governo em março daquele ano para ser candidato e posteriormente eleito senador naquele pleito de 1998. Nas eleições deste ano o desafio de Daniel Vilela é repetir o feito do pai.

Três governadores eleitos

Antes de Daniel o PMDB/MDB elegeu Iris Rezende nas eleições de 1982, Henrique Santillo foi seu sucessor em 1986, Iris retornou nas eleições de 1990 e Maguito Vilela o sucedeu em 1994. Em 1998, Iris tentou o terceiro mandato, mas foi derrotado naquele pleito por Marconi Perillo que no primeiro turno reuniu a centro-direita na chapa formada por PSDB, PPB, PTB, que no segundo turno recebeu o apoio da esquerda e centro-esquerda reunida no PT, PSB, PC do B, PV, PMN e PSTU.

Aglutinação
Uma outra curiosidade: três dos sete governadores do MDB/PMDB iniciaram suas carreiras políticas pela Arena, partido do regime militar (1964-1985). Isto se deve à sagacidade de Iris Rezende, que nas eleições de 1982 rachou a Arena/PDS, trazendo para os quadros do MDB/PMDB os ex-prefeitos de Morrinhos, Naphtali Alves e Helenês Cândido (que assumiram o governo em 1998) e o vereador de Jataí, Maguito Vilela. Nas eleições de 1982, Maguito Vilela foi eleito deputado estadual. Em 1986, Maguito e Naphtali foram eleitos deputados constituintes.

Dos oito governadores do MDB/PMD, cinco já estão no outro plano da vida. Onofre Quinan faleceu no exercício do mandato de senador, no dia 14 de janeiro de 1998. Henrique Santillo não resistiu a um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e foi a óbito em 25 de junho de 2002, aos 64 anos. A pandemia de covid-19 vitimou Maguito Vilela no dia 13 de janeiro, aos 71 anos e Helenês Cândido no dia 15 de março, aos 86 anos. Iris Rezende faleceu também no mesmo ano de 2021, aos 87, no dia 9 de novembro, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Naphtali Alves, que foi também conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás está bem de saúde aos 85 anos assim como Agenor Rezende, de 81 anos, cujo último cargo foi o de prefeito de Mineiros.

Governadores do PMDB/MDB em Goiás

Todos os governadores do MDB em Goiás

Iris Rezende Machado foi eleito governador por dois mandatos, o primeiro de 15 de março de 1983 até 13 de fevereiro de 1986 e o segundo de 15 de março de 1991 até 2 de abril de 1994. No seu currículo também consta os cargos de Ministro da Agricultura (Governo Sarney, 1986-1990), Ministro da Justiça (Governo FHC , 1997-1998), senador (1991-1998),  quatro vezes prefeito de Goiânia eleito em 1965, 2004, 2008 e 2016, deputado estadual (1962-1965), Presidente da Alego, vereador (1958-1962) e presidente da Câmara de Goiânia.
Onofre Quinan – Vice-governador, assumiu o Executivo de 13 de fevereiro de 1986 a 15 de março de 1987. Em, 1990 foi eleito senador, exercendo o mandato de de 1 de fevereiro de 1991 até o seu falecimento em 14 de janeiro de 1998, aos 71 anos.
Henrique Santillo – Eleito governador em 1986, cumpriu todo o mandato até 1990. Foi vereador por Anapolis (1969 – 1970), prefeito de Anápolis (1970-1973), deputado estadual (1975-1979), Senador (1979-1986), Ministro da Saúde (Governo Itamar Franco, 1993-1995) , Secretário de Saúde de Goiás (1999), conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (1999-2002), presidente do TCE no ano de 2002.
Agenor Rodrigues Rezende Presidente da Assembleia Legislativa, assumiu o governo de Goiás, com a desincompatibilização do vice-governador Maguito Vilela, que foi candidato ao governo de Goiás em 1994. Governou de 2 de abril de 1994 até a 1º de janeiro de 1995. Foi prefeito de Mineiros por dois mandatos consecutivos, eleito em 2012 e reeleito em 2016.
Luiz Alberto Maguito Vilela governou de janeiro de 1995 a 2 de abril de 1998, quando se desimcompatilizou para ser candidato ao Senado, onde exerceu mandato de 1º janeiro de 1999 até 1º de fevereiro de 2007. Foi vice-presidente do Banco do Brasil, sendo responsável pela aquisição pelo BB da Nossa Caixa, banco criado pelo governo de São Paulo. Em 2008 foi eleito prefeito de Aparecida de Goiânia, sendo reeleito em 2012. Em 2020 foi eleito prefeito de Goiânia.
Naphtali Alves governou de 2 de abril de 1998 até 24 de novembro de 1998. Foi prefeito de Morrinhos (1977-1983), Deputado Constituinte (1986-1990), vice-governador (1991-1994) e presidente do Tribunal de Contas de Goiás (2001-2002).
Helenês Cândido, governou de 24 de novembro de 1998 a 1 de janeiro de 1998. Foi prefeito de Morrinhos (1973-1977), eleito três vezes deputado estadual sendo presidente da Assembleia Legislativa (1997 a 1998).
Daniel Vilela, assumiu o governo de Goiás no dia 31 de março deste ano. Foi vereador por Goiânia (2008-2010), Deputado Estadual (2011-2014), Deputado Federal (2015-2018) e eleito vice-governador em 2022.