O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em Goiânia nesta pr sexta-feira (6). O compromisso de Lula em Goiânia será institucional e atende a um convite do atual prefeito e candidato a reeleição pelo Solidariedade, Rogério Cruz, adversário da petista no pleito, para a inauguração de obras do BRT Norte-Sul.
A ida de Lula também será marcada pela ausência do governador Ronaldo Caiado, que está de férias na Grécia. O vice-governador Daniel Vilela receberá o presidente.
Por conta das regras eleitorais que vetam a participação de candidatos em cerimônias de inauguração de obras públicas, Cruz não vai subir ao palanque.
Caberá aos secretários representar o prefeito. Por outro lado, a cúpula do PT em Goiás, mobiliza deputados estudais e federais e outros políticos da sigla que não são candidatos, para receber o presidente. Ministros do governo também devem acompanhar a agenda.
Depois de cancelar duas visitas, essa será a primeira viagem de Lula a Goiás no terceiro mandato como presidente. A última vez que o petista esteve no estado foi em 2010.
A viagem é tida como prioridade pela equipe do governo porque o presidente quer fechar o ano tendo ido a todos os estados brasileiros. Além de Goiás, faltam Acre, Rondônia e Amazonas.
Segundo interlocutores de Lula, a intenção é mostrar a atuação do governo federal, e repartir a paternidade da obra com o atual prefeito. O BRT foi financiado com recursos do PAC e começou a ser construído no governo Dilma. Na época, a prefeitura era comandada por Paulo Garcia, também do PT.