CUT será homenageada por seus 40 anos pela Alego e em outras casas legislativas

A CUT completou 40 anos de fundação no dia 28 de agosto e, por conta do reconhecimento de todas as lutas travadas em defesa da classe trabalhadora, a entidade sindical foi homenageada neste dia, em sessão solene, na Câmara Federal e no dia 30, será a vez da central ter o seu reconhecimento da Assembleia Legislativa, em sessão solene proposta pela deputada estadual Bia de Lima (PT), que acontece às 9hs, no Plenário Iris Rezende Machado.

Bia de Lima, que encerra seu mandato à frente da  CUT-GO,  observa que a entidade é a maior central sindical da América Latina nasceu em plena ditadura para lutar pela redemocratização do país e enfrentar um modelo de organização sindical que não representava os trabalhadores e as trabalhadoras. Assim, surgiu o chamado novo sindicalismo.

Ela ressalta que a CUT recebeu homenagem na Câmara Federal através de proposta do deputado federal Vicentinho (PT-SP), que presidiu a CUT nacional entre 1994 e 2000. Bia destaca o trabalho do  presidente nacional, Sérgio Nobre e de toda diretoria da entidade, que atuou com muito empenho na defesa da democracia, durante o período do governo de Jair Bolsonaro. “A atuação da CUT e de todo movimento sindical foi importantíssima para evitar o retrocesso na democracia e para impedir retirada de direitos dos trabalhadores”, observa.

Bia de Lima salienta que homenagens à CUT também serão realizadas sna Assembleias Legislativas de São Paulo, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, na Câmara Municipal da cidade de São Paulo e também de Santo André, Diadema, Mauá, Campinas, Limeira e no Distrito Federal.

Segue abaixo, a agenda com as datas, locais, horários e requerentes das sessões solenes.

Limeira (SP)

Câmara Municipal – 22/8 – 10h

Solicitada pelos sindicatos Cutistas Apeoesp, Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos, Sindicato dos Trabalhadores do Transportes Urbano e a Oposição Metalúrgica

Porto Alegre (RS)

Assembleia Legislativa – 24/8 – 14h

Solicitação deputada estadual Laura Sito (PT)

Vitória (ES)

Assembleia Legislativa – 24/8 – 10h

Solicitada pelo deputado João Coser (PT)

São Paulo (SP)

Assembleia Legislativa- 28/8 – 10h

Solicitada pelo deputado Luiz Claudio Marcolino (PT)

Brasília (DF)

Congresso Nacional – 28/08 – 10h

Solicitada pelo deputado federal Vicentinho (PT)

Umuarama (PR)

Câmara Municipal – 28/8 – 19h

Tribuna Livre – pronunciamento, solicitado pelo Edilson José Gabriel – secretário-geral do Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região, da Direção Estadual da CUT-PR.

Teresina (PI)

Câmara Municipal de Teresina – 28/8 – 9h

Solicitada pelos vereadores Venâncio Cardoso (PP) e Pollyanna Rocha (PV)

Goiânia (GO)

Assembleia Legislativa de Goiânia (Plenário Iris Rezende) 30/8 – 9h

Solicitada pela deputada estadual Bia de Lima (PT)

Diadema (SP)

Câmara Municipal – 30/8 – 18h

Solicitada pelo vereador Orlando Vitoriano (PT)

Brasília (DF)

Plenário da Câmara Legislativa – 4/9 – 19h

Solicitada pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT).

São Paulo (SP)

Câmara Municipal – 11/9 – 18h

Solicitada pelo vereador Hélio Rodrigues.

Campinas (SP)

Câmara Municipal – 12/9 – 15h

Solicitada pela bancada do PT em nome da líder Paolla Miguel.

Mauá (SP)

Câmara Municipal – 18/9 – 19h

Solicitada pelo vereador Geovane Correa (PT).

 

+ Notícias

Categoria

Notícias recentes