Pesquisadores brasileiros desenvolveram uma tecnologia capaz de extrair hidrogênio da água do mar de forma eficiente para criar um combustível que não emite poluição e possui três vezes mais energia que a gasolina.
Ao utilizar a abundância de sol e vento do litoral cearense o projeto conseguiu baratear a produção de uma fonte energética que as grandes potências europeias ainda tentam dominar com custos altíssimos. Este avanço coloca o Brasil como o maior protagonista da transição energética mundial permitindo que o país exporte sustentabilidade para os mercados mais exigentes do planeta sem depender de petróleo ou carvão.
O hidrogênio verde brasileiro não é apenas um avanço científico mas a garantia de que o país pode liderar a próxima revolução industrial sem destruir o meio ambiente no processo.
Destaques da pesquisa:
Uso de Materiais Alternativos: Pesquisadores da UFC desenvolveram eletrolisadores que utilizam membranas de quitosana (extraída da casca de camarão) e materiais mais baratos, reduzindo o custo de produção de catalisadores nobres como platina.
Eficiência na Água do Mar: O desafio da água do mar é o cloro. As novas tecnologias brasileiras criam eletrodos (como fosfeto de níquel) mais resistentes a essa corrosão, permitindo que a água salgada seja usada diretamente sem dessalinização prévia.
Protagonismo no Hidrogênio Verde: Essa tecnologia aproveita o alto potencial de energia solar e eólica do litoral cearense, visando tornar o Brasil um grande exportador de energia limpa, produzindo hidrogênio sem emitir CO2.