O uso desenfreado, e não recomendado, de ivermectina para Covid-19 pode estar por trás do surto de escabiose, doença popularmente conhecida como sarna, em duas creches de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Estudos recentes avaliam que o abuso do medicamento, que era incluído nos “kits Covid” indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pode ter tornado mais resistente o parasita que provoca a escabiose.
Seguidores de Bolsonaro que ouviram suas orientações sem nenhum embasamento científico e tomaram Ivermectina e Azitromicina contra a Covid em grandes quantidades, agora estão com sarna pra se coçar.
Essa relação foi identificada por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que publicaram, em 2021, estudo sobre a superresistência adquirida pelo ácaro Sacorptes scabiei, responsável pela doença. Cientistas dizem que o uso desses medicamentos em doses elevadas, como no inútil e contraindicado tratamento antiCovid, pode desenvolver resistência e favorecer ao surgimento de um super ácaro parasita Sarcoptes Scabiei, causador da sarna.
Depois da bolsonarista cidade de Balneário Camboriú, que deu 74,57% dos votos ao ex-presidente nas eleições de 2022, chegou a vez da vizinha Itapema, onde o ex-capitão teve 76,32% ..
Uma creche foi interditada, depois das crianças apresentarem sarna.

A médica infectologista Rosalie Knoll comentou que pode haver resistência do parasita responsável pela sarna com o uso do remédio, mas ressalta que seria preciso fazer testes pra verificar a situação.
Mesmo já passada a pandemia, quando a ivermectina se popularizou e foi usada por conta própria pelas pessoas, com indicação do então presidente Jair Bolsonaro (PL), o tempo não seria fator de influência.
“O tempo não é importante numa resistência a medicamento, mas sim o uso abusivo. O mesmo pode ser pensado para a azitromicina, que foi usada como água”, comentou Rosalie, lembrando outro remédio do “kit covid” de Bolsonaro.
Quem acreditou em Bolsonaro e usou e abusou de Ivermectina deve se preparar para um possível surto de sarna e saber os cuidados que deve tomar:Procurar imediatamente uma Unidade de Saúde.
Fazer uso de medicações prescritas por médico.
Isolar roupas e lavar roupas separadamente.
Não votar novamente em Bolsonaro nem ouvir seus “conselhos médicos” por serem inúteis e perigosos.
Com informações do Metrópoles e Fórum