Câmeras que transmitiam a 174ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, flagraram o momento em que o vereador Professor Lincon (Cidadania) se dirige ao colega Carlim Imperador (Pros), que é negro, e emite sons semelhantes aos gritos de um macaco.
O presidente do Cidadania em Goiás, Gilvane Felipe condenou ato. Em nota oficial o partido repudiou o comportamento do vereador.
Segundo comunicado, “a postura (do vereador) é contrária aos propósitos do Cidadania, proclamados em seus documentos basilares e em sua prática política, fundada no combate ao racismo em todas as suas manifestações, no respeito aos direitos humanos, na tolerância e na democracia”.
A nota pede que direção estadual solicita que a direção municipal se posicione a respeito no mais breve prazo possível, “após assegurar ao filiado e parlamentar, vereador Professor Lincon, amplo direito de defesa”.
Gilvane Felipe ressalta que cumprida essa etapa local, a direção estadual se posicionará, “sempre pautada por aqueles princípios partidários citados anteriormente. Nunca aceitaremos que ataques raciais sejam promovidos por membros de nossa legenda, seja por que motivo for”, conclui.