Ato ocupou sete quarteirões da Avenida Atlântica; na Lapa, sambistas e representantes da cultura popular também levaram às ruas o apoio ao presidente
Milhares de pessoas voltaram a ocupar as ruas do Rio de Janeiro para declarar seu apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno da eleição presidencial. No início da tarde desta segunda-feira (12), uma grande mobilização tomou a Avenida Atlântica, em Copacabana, na Zona Sul, em uma demonstração de força da campanha na reta decisiva da disputa.

Por volta das 13h, os apoiadores começaram a se concentrar na altura do Posto 5, entre as ruas Barão de Ipanema e Xavier da Silveira. Cerca de meia hora depois, a manifestação já se estendia por aproximadamente sete quarteirões da orla.
A dimensão da mobilização também se refletiu no transporte público. As estações de metrô Cantagalo, Siqueira Campos e Botafogo registraram intensa movimentação de passageiros que se dirigiam à manifestação.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) destacou a força do ato nas redes sociais. “Copacabana virou um mar de gente”, escreveu. Para a parlamentar, a mobilização expressa o recado que o Rio vem levando às ruas no segundo turno: “pelo Brasil, por nosso povo e pelo futuro das nossas crianças é Lula 13 no dia 25 de Outubro!”.
Rio reforça mobilização no segundo turno
A manifestação acontece em um momento de intensificação da campanha de Lula em todo o país. No domingo (11), o presidente participou de um ato histórico na Avenida Paulista, em São Paulo, com um milhão de manifestantes, ao lado de aliados, apoiadores e lideranças políticas.
Na ocasião, Lula chamou seus eleitores a ampliar o diálogo durante o segundo turno, especialmente com pessoas que não votaram nele na primeira etapa da eleição. A orientação é buscar votos além da base que já está mobilizada para a candidatura petista.
No Rio, a movimentação popular também tem envolvido diferentes segmentos da sociedade. Na quarta-feira (7), estudantes participaram do ato “Juventude na Rua pela Democracia”, que teve concentração na Candelária e caminhada até a Cinelândia.
A sucessão de mobilizações mostra que a disputa presidencial também vem sendo travada nas ruas, com movimentos que reúnem trabalhadores, estudantes, artistas, militantes e eleitores mobilizados em defesa de um projeto político para o país.

Samba também entra na disputa
Na tarde desta segunda-feira, a mobilização chegou também à Lapa, no Centro do Rio. Por volta das 16h, diferentes grupos de apoiadores já ocupavam as ruas do bairro para participar de um ato convocado por sambistas e representantes da cultura popular.
Batizada de “O samba não se cala – a luta é na rua”, a manifestação reúne nomes de destaque do carnaval carioca em apoio à candidatura de Lula.
Entre Copacabana e Lapa, a mensagem é semelhante: na reta final da eleição, setores organizados da sociedade carioca ampliam a presença nas ruas e transformam espaços tradicionais da cidade em pontos de mobilização política.