Candidatos bolsonaristas estão caindo nas pesquisas?

Levantamentos feitos de vários institutos revelam que candidatos ligados a Bolsonaro estão perdendo voto em Goiânia, Anápolis e Aparecida

 

Marcus Vinícius de Faria Felipe

 

A comparação entre a pesquisa Serpes/O Popular/Goiânia do mês de julho, com a recém divulgada neste mês de agosto, no dia 20/08, mostra que a bolha bolsonarista pode estar murchando em Goiânia.

No levantamento divulgado pelo O Popular no dia 20 de julho, Fred Rodrigues (PL) estava com 7,2%, estatisticamente à frente do atual prefeito Rogério Cruz (SD) com 7%.  Na amostra do dia 20 de agosto, portanto, um mês depois, Fred Nascimento recuou para 5,8%, ou seja, 1,2 pontos percentuais a menos.

Em Anápolis, análise feita pelo jornalista Altair Tavares, publicada no site Diário de Goiás, mostrou que fato similar ocorre na eleição daquele município, onde Márcio Correia (PL) candidato neobolsonarista, também está perdendo votos.

Altair Tavares analisou pesquisas dos institutos Voga, Paraná Pesquisas e Exata-BR publicadas em Anapolis nos meses de julho e agosto.

“Na comparação com a amostra do Paraná Pesquisas (17/07) e a Voga (09/08), Márcio Correia, passou de 32,9% para 26,5%, o que representou uma queda de 6,4 pontos percentuais”, aponta o artigo.

“Já na avaliação entre a Paraná Pesquisas (17/07) e o levantamento Exata BR (12/08), Marcio Correia saiu dos 32,9% para 23,92%, ou seja, uma perda de 8,98 pontos percentuais”, pontuou.

Em Aparecida de Goiânia pesquisa do Instituto Exata divulgada segunda-feira, 19, pelo Jornal Diário de Aparecida, aponta que caiu a diferença entre o Professor Alcides (PL) e Leandro Vilela (MDB). Na amostra anterior, 20 pontos separaram os candidatos, agora a distância caiu para 13,8 pontos percentuais.

Se nas próximas pesquisas esta tendência se confirmar, será um sinal de que o eleitorado se desinteressando do discurso ideológico do bolsonarismo, e está mais atento às propostas dos candidatos para as suas cidades?

Vale ressaltar que tanto em Goiânia, quanto em Anápolis, candidatos ligados ao PT, como a Delegada Adriana Accorsi e o deputado Antônio Gomide lideram as pesquisas. Seria o caso de avaliar que ao invés da pauta conservadora, o eleitor está mais suscetível a abordagem progressista?

A conferir.

+ Notícias

Categoria

Notícias recentes