Bolsonaro desabafa que está irritado com Caiado

Bolsonaro desabafa que está irritado com Caiado

A jornalista Bela Megale, em sua coluna no jornal O Globo, revela que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confidenciou ao  seu ciclo de políticos mais próximos que tem se irritado com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).

O goiano tem se movimentado para viabilizar sua candidatura à presidência em 2026 gerando desconforto entre os bolsonaristas mais próximos ao ex-presidente, que trabalha para reverter sua inelegibilidade decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo Bela Megale,  Caiado age considerando Bolsonaro como uma “carta fora do baralho”.

Para aliados, Bolsonaro reclama das articulações do governador goiano, incluindo seus esforços para obter apoio e se posicionar como uma alternativa dentro do bolsonarismo. No entanto, a possibilidade de Bolsonaro voltar ao pleito em 2026 é considerada praticamente nula.

Recentemente, Caiado intensificou seus acenos à direita, com destaque para sua viagem a Israel e sua presença em uma manifestação pró-Bolsonaro em São Paulo, ainda que sem convite para discursar.

Além disso, o governador utilizou suas redes sociais para defender a derrubada do veto de Lula em um projeto que restringe as “saidinhas” dos presos, demonstrando uma estratégia de aproximação com pautas alinhadas ao bolsonarismo.

Um levantamento da Quaest divulgado recentemente aponta que Caiado é o governador mais bem posicionado dentro de seu estado para herdar o apoio do ex-presidente Bolsonaro em 2026. No entanto, o desafio permanece em conquistar o apoio direto do próprio Bolsonaro.

No início do ano, Caiado chegou a debater a possibilidade de se filiar ao PL, mas foi vetado por Bolsonaro, que ainda guarda ressentimentos em relação à postura do governador durante a pandemia, especialmente por suas posições favoráveis ao isolamento social e à vacinação.

Com DCM e O Globo