Pontífice está internado com problemas pulmonares desde sexta-feira (14) no Hospital Policlínico Gemelli, em Roma. Segundo boletim divulgado ontem (18) pela Santa Sé, o papa está agora com pneumonia nos dois pulmões.
O estado de saúde do papa Francisco é “estável”, declarou aos jornalistas o porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni. Após passar “uma noite tranquila”, Francisco “acordou, tomou café da manhã e leu alguns jornais como faz com frequência”, explicou.
O Vaticano anunciou na segunda-feira que o papa tem uma “infecção polimicrobiana das vias respiratórias” e apresenta um “quadro clínico complexo”, dando a entender que permaneceria hospitalizado até pelo menos quarta-feira, dia da audiência geral que já havia sido cancelada. A hospitalização de Francisco é a quarta em menos de quatro anos e provocou a retomada do debate sobre sua saúde, em particular porque a internação acontece no início do ano jubilar da Igreja Católica, marcado por uma longa lista de eventos, muitos deles presididos pelo papa.
Orações
“Rezemos com muita fé, pedindo a Deus e, também, pedindo a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, para que o papa Francisco possa se recuperar e continuar a sua bela missão diante da Igreja e de toda a humanidade”, disse o arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Scherer ontem, no programa Encontro com o Pastor, da Rádio 9 de Julho.
O bispo de Sobral (CE), dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, convocou missas pela saúde do papa Francisco hoje (19) em todas as paróquias e todos os horários. “Todo o povo católico da diocese é convidado a participar da Santa Missa em sua respectiva paróquia, unindo-se em oração pela saúde e bem-estar do papa Francisco, confiando-o à proteção de Nossa Senhora e todos os santos”, disse.
A arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) pediu em suas redes sociais “que Nossa Senhora de Lourdes, padroeira dos enfermos, cuja memória celebramos no último dia 11 de fevereiro, possa interceder pela saúde e recuperação do Santo Padre”.
“Oremos pelo papa Francisco, pedindo saúde e proteção”, escreveu a arquidiocese de Aparecida (SP).
O arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo, e sua arquidiocese pediram a intercessão de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, para que “o Santo Padre recupere seu estado de saúde, para que possa nos guiar e seguir com sua missão”. “Que a Santíssima Virgem, Mãe da Piedade, que sofreu aos pés da Cruz, junto ao seu Filho, seja seu consolo e proteção, e interceda junto a Jesus por sua plena recuperação”, disseram.
O arcebispo de São Luís (MA), dom Gilberto Pastana de Oliveira, e a arquidiocese publicaram a oração pelo papa: “Deus, pastor e guia de todos os fiéis, olhai cheio de bondade para o vosso servo, o papa Francisco, a quem quisestes colocar à frente da vossa Igreja como pastor. Concedei-lhe, Vos pedimos, a graça de fazer, por suas palavras e por seu exemplo, com que progridam na virtude aqueles de quem é chefe, e chegue, com o rebanho que lhe foi confiado, à vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém”.
Essa oração também foi postada pelo santuário do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, em uma ação em suas redes sociais, pedindo que sejam elevadas “preces pela recuperação do Santo Padre @franciscus, para que Deus lhe conceda saúde, força e paz”. A ação contou com a postagem de um vídeo de maio de 2024, quando foram projetados no Cristo o rosto e frases de Francisco, por ocasião do lançamento do livro Vida: minha história através da História.
Outras dioceses como Jundiaí (SP), Patos (PB), e Foz do Iguaçu (PR) também divulgaram essa oração para que os fiéis possam rezar por Francisco.
O bispo de Barra do Garças (MT), dom Paulo Renato Fernandes, falou em um vídeo sobre a “situação de saúde delicada” do papa. Como nos boletins diários divulgados pela Santa Sé “vem sempre o pedido de oração” por Francisco, o bispo reforçou este pedido. “Eu convido você a uma forte oração pela saúde do nosso papa. Reze em família, pessoalmente, ofereça eucaristias, reze no cantinho de sua casa. Não se esqueça do papa Francisco neste momento”.
A diocese do Crato (CE) disse que, “unidos em fé e esperança”, seus fiéis “elevam suas preces pela pronta recuperação do papa Francisco”. “Que o Bom Pastor conceda força e saúde ao nosso Santo Padre neste momento delicado”.
O bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT), dom Maurício da Silva Jardim, e a diocese publicaram que se unem “em oração pela recuperação do nosso amado papa Francisco”.
O bispo de Limoeiro do Norte (CE), dom André Vital Félix da Silva, e a diocese se uniram “em oração a todas as pessoas que rezam pela saúde do papa Francisco”. “O Santo Padre é um farol de fé e caridade para milhões de pessoas, e seu testemunho de entrega continua inspirando a Igreja e o mundo”, disseram.
A arquidiocese de Aracaju (SE) pediu orações “pelo restabelecimento da saúde do papa Francisco”.
Em nota, a diocese de Itabuna (BA) expressou sua “solidariedade” e elevou “orações” pelo papa Francisco, “especialmente pela sua pronta recuperação nesse momento de fragilidade”. “Sua liderança e compromisso com a justiça, a paz e o amor ao próximo são faróis de luz para todos nós”, disse e convidou todos os fiéis a se unirem “em uma corrente de oração, pedindo a Deus que conceda ao papa Francisco saúde, sabedoria e força para continuar a guiar a Igreja e promover a paz e a fraternidade entre todos”.
Com BdF e agências