Ausência do ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB) chamou atenção de populares e politicos que estiveram presentes no tradicional evento cívico realizado na Avenida Independência, em Aparecida de Goiânia

 

Marcus Vinícius de Faria Felipe

 

Aparecida de Goiânia chega aos 103 anos neste 11 de maio com uma festa marcada pela sobriedade e austeridade. O tradicional desfile que marca a data aconteceu e foi bem representativo, porém o esperado Rodeio Show, que nas últimas décadas mobilizou milhares de aparecidenses, desta vez foi adiado para o mês de agosto, e não fará parte dos festejos do 103 anos do município.

De acordo com fontes da administração, o prefeito Leandro Vilela fez um corte de cerca de 70% nos cargos comissionados, que nas gestões anteriores somavam cerca de 4.500 servidores em todas as secretarias e diretorias da administração, e agora estão reduzidos a cerca de 1.200. Com o corte, Vilela objetiva economia para garantir investimentos da ordem de R$ 220 milhões em obras e serviços para os aparecidenses.

Distanciamento político

Do ponto de vista político, outro sinal dos novos tempos. Neste seu primeiro ano como prefeito, Leandro Vilela (MDB), conduziu a festa optando pela simplicidade, registrando a menor participação de políticos no evento, embora aqueles que lá estiveram fossem bastante representativos, destacando o governador em exercício, Daniel Vilela (MDB), o prefeito de Goiânia Sandro Mabel (UB), o presidente da Câmara Gilsão Meu Povo (MDB) e o deputado Charles Bento (MDB), representando a Assembleia Legislativa de Goiás.  Mas foi notada a ausência de ex-prefeitos, que sempre prestigiaram o evento, a começar por Gustavo Mendanha que não estava no palanque, assim como os ex-prefeitos Vilmar Mariano, Ademir Menezes, José Macedo e Freud de Melo. A ausência de Mendanha representa um distanciamento do grupo do atual prefeito? O tempo dirá.

Professores levaram cartazes cobrando o piso da Educação

Greve na Educação

Se de um dos lados da Avenida Independência, o palanque da politica estava esvaziado, do outro lado professores da rede municipal de ensino aproveitaram o ato cívico para cobrar da prefeitura o pagamento do piso da categoria.

Os professores e trabalhadores da Educação iniciaram greve no dia 29 de abril. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Educação, das 93 unidades escolares do município, 13 estão com atividades totalmente paralisadas, 43 operam parcialmente e outras 37 funcionam normalmente.

A greve  se deu após ampla comunicação e aviso prévio da categoria. A paralisação se iniciou diante da insatisfação com a proposta apresentada pela Prefeitura, considerada insuficiente pelos trabalhadores. A principal reivindicação é o pagamento do piso salarial nacional dos professores, bem como o repasse de titularidades, progressões e retroativos salariais acumulados.

 

Desfile

As festividades começaram às 8h da manhã, com concentração no Parque da Família, em frente ao Aparecida Shopping.

Um dos destaques será o tradicional bolo de aniversário, foi o com 103 metros de comprimento (cada metro representando um ano do município), que foi distribuído gratuitamente para a população.

Após a distribuição do bolo, por volta das 9h30, a prefeitura deu início ao desfile cívico na Avenida Independência, com a participação de escolas, bandas marciais, instituições locais e forças de segurança, celebrando a história e a cultura da cidade.

Além da ampla participação de alunos das redes municipal e estadual, destaque para presença dos atletas aparecidenses, patrocinados nos vários programas de incentivo da prefeitura e para as manifestações artísticas, culturais e religiosas do município, como capoeiristas, praticantes das religiões afrobrasileiras, grupos de escoteiros, grupos de cosplay, hip-hop, rap, skatistas entre outros.