AtlasIntel: Para 48,5% o governo Lula é melhor do que o governo Bolsonaro, 5,7% consideram igual

AtlasIntel: Para 48,5% o governo Lula é melhor do que o governo Bolsonaro, 5,7% consideram igual

Combate ao garimpo ilegal (72%), Desenrola (71%), isenção do IR para quem ganha R$ 5 mil (70%), acordo entre Mercosul e União Europeia (62%) e Reforma Tributária (50%) estão entre os principais acertos. Criminalidade (58%) e corrupção (49%) são as principais preocupações dos brasileiros.

De acordo com a pesquisa Atlas Intel o governo Lula 3 se sai melhor em 68,75% das 16 áreas pesquisadas, com destaque para Turismo, Cultura e eventos (53%), relações internacionais (51%), combate à pobreza (51%), direitos humanos, igualdade social e saúde (50%), indústria e energia (49%) e investimentos em obras públicas (48%).

A pesquisa foi realizada entre os dias  27 a 31 de janeiro de 2025 e ouviu 3.125, com margem de erro de 2%.

Acertos e erros de Lula 3

O levantamento mostra que a gestão do petista é pior, para o maior percentual do eleitorado, em quatro áreas: responsabilidade fiscal e controle de gastos; segurança pública; moradia; e facilidade para negócios e carga tributária. Sendo que  47% apoiam e 38% reprovam a retirada do Correio da privatização e outras empresas da política de privatização; 44% apoiam e 27% reprovam a  reintrodução de vistos para os EUA, Japão, Austrália e Canadá.

Em uma das perguntas, 40% responderam que apoiam e 47% reprovaram a nomeação de Flávio Dino ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal; surpreendentemente, 47% declararam reprovaram as críticas de Lula à política de juros altos praticada pelo  Banco Central, enquanto 38% concordam com as críticas do presidente da República.

O arcabouço fiscal teve 35% de apoio e 49% de reprovação,enquanto 50% condenaram as declarações do presidente que igualaram o extermínio de judes por Hitler ao o genocídio de Gaza, perpetrado pelo exército de Israel.

A fake news do Pix também impactou na imagem do governo, com 58% dos entrevistados dizendo que reprovam a suposta taxação do PIX para transações acima de R$ 5 mil, enquanto 26% apoiariam a medida, que nunca foi cogitada pelo Ministério da Fazenda.

 Maiores problemas do Brasil

Segundo a pesquisa Atlas Intel, “Criminalidade e tráfico de drogas” ocupa o topo da lista de preocupação dos brasileiros com 57,8% apontando como maior problema do País, seguido de “Corrupção”, com 49,4%, e de “Economia e inflação” totaliza 29,1%. Desde outubro de 2024, a corrupção era líder entre as problemáticas com 54%, caindo pra 49% nesta amostra de janeiro.

“Extremismo e polarização política”, além de “Degradação do meio ambiente e aquecimento global”, registram 21,2% e 20,5% de respostas,  respectivamente.

Polarização

O Índice de Polarização Social da pesquisa analisa possíveis tensões no tecido social e identifica causas que por inflar instabilidades ou mobilizações populares. Cinco dimensões integram a relação de polarizações: política, de classe, étnica, religiosa e urbano-rural. São apresentados aos respondentes cinco níveis de conflitos que eles podem perceber em determinados grupos: muito forte; forte; algum conflito; pouco conflito; e nenhum conflito.

Na situação “Pessoas que apoiam partidos políticos diferentes”, 49% respondeu que percebe conflito “muito forte”, seguido de 26% que vê “conflito forte”. Ainda nessa categoria, 15% identificam “algum conflito”, enquanto “pouco conflito” e “nenhum conflito” apresentam 5%.

Fonte: Atlas Intel