ArborizaGyn projeta plantar 50 mil mudas de árvores em área de preservação no Residencial Três Marias, na sexta-feira (8/11)

ArborizaGyn projeta plantar 50 mil mudas de árvores em área de preservação no Residencial Três Marias, na sexta-feira (8/11)

Amma distribuirá camisetas alusivas ao evento aos 100 primeiros participantes da edição especial de 2024

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), entregará camisetas para as primeiras 100 pessoas que chegarem ao local da próxima edição do ArborizaGyn, que ocorrerá na sexta-feira (8/11), às 8h30 no Residencial Três Marias. A previsão é de que, no dia, sejam plantadas 50 mil mudas de árvores.

A Área de Preservação Permanente (APP) receberá a iniciativa após um incêndio criminoso no local, provocado durante as queimadas registradas este ano, que segue sendo investigado pela Delegacia Estadual de Meio Ambiente (DEMA).

“As camisetas foram doações de empresas apoiadoras da iniciativa, que ao longo dos últimos anos entenderam a importância do programa para a rearborização de áreas degradadas de Goiânia”, explica o presidente da Amma, Nadim Neme. “Adotar, na prática corporativa, o cuidado com o meio ambiente, é essencial para garantir um crescimento econômico e sustentável para essas empresas”, avalia o presidente.

Neste ano, a iniciativa do ArborizaGyn é focada na manutenção e preservação da área que recebeu a primeira edição do programa há três anos. “A unidade de conservação recebe, ainda, pista de caminhada, que servirá também como aceiro permanente, estação de ginástica, pet place e playground, além de iluminação em LED”, complementa Nadim Neme.

Para o plantio, a Prefeitura de Goiânia espera contar com a participação da população da região, com foco em estudantes e educadores de unidades escolares. “A intenção em envolver a comunidade no evento é mostrar que a área de preservação beneficia toda a comunidade da região e a cidade em geral. Cuidar do meio ambiente é garantir um futuro com mais qualidade de vida para todos, e que Goiânia continue sendo Cidade Árvore do Mundo, como reconheceu a ONU”, destaca a bióloga e chefe de gabinete da Amma, Wanessa Castro.

De acordo com a Amma, das 400 mil mudas de árvores plantadas na atual gestão, desde 2021, 90 mil foram plantadas dentro do programa ArborizaGyn 3.0, no ano passado, além de 50 mil na edição 2.0, em 2022, e 62 mil no ArborizaGyn 1.0, em novembro de 2021. Em todos os locais que receberam o plantio, a Amma faz o monitoramento e manutenção periódica das mudas, para garantir a recuperação integral das áreas degradadas.

Além da Amma, a edição do ArborizaGyn deste ano terá a participação e a colaboração da Universidade Federal de Goiás (UFG), com o plantio de outras mudas de árvores, em apoio ao programa Virada Ambiental. São apoiadores desta edição, entre outros, o Sindicato do Comércio Varejista e Derivados do Petróleo (Sindiposto/GO), Agroquima, Grupo Flamboyant e o Laboratório Núcleo.

Histórico
A área de preservação ambiental do Setor Três Marias ficou conhecida nacionalmente em novembro de 2021, pelo plantio de 33 mil mudas de árvores, pelo programa ArborizaGyn. Na ocasião, foram plantadas em um único dia, e em apenas 30 minutos, mais de 60 mil mudas de árvores, que também beneficiou mais dois pontos degradados: Parque Macambira e Parque Cascavel.

A Reserva Ambiental Três Marias recebeu mudas de aroeira, jatobá, angico, jenipapo, guapeva, bálsamo, ingá, pata de vaca, tamboril, canafístula e ipê. Essas mesmas espécies serão utilizadas para a recuperação das mudas na edição de sexta-feira.

Além das mais de 60 mil mudas plantadas em um único dia, outras 10 mil foram plantadas ao longo da primeira edição do ArborizaGyn, em 2021, sendo que parte delas beneficiou o Parque Macambira Anicuns, Bosque dos Anjos, Parque Cascavel, Residencial Vale do Araguaia, Residencial Eldorado Oeste, Morro do Além e na APP Vargem Bonita.