Após a fala de Lula, 26 dos 27 países da União Europeia pediram cessar-fogo, enquanto os EUA discutem hoje no Conselho de Segurança da ONU trégua humanitária em Gaza

Após a fala de Lula, 26 dos 27 países da União Europeia pediram cessar-fogo, enquanto os EUA discutem hoje no Conselho de Segurança da ONU trégua humanitária em Gaza

Após o presidente brasileiro denunciar genocídio da população de Gaza pelas formas armadas de Israel, 26 dos 27 países que compõe a União Europeia pediram uma pausa humanitária imediata, visando um cessar fogo sustentável em Gaza.

A informação foi repassada à imprensa pelo chefe de politica externa da União Europeia, Josep Borell, durante conversa com jornalistas na segunda-feira.

Na mesma linha os Estados Unidos anunciaram  que vão propor nesta terça-feira, 21, ao Conselho de Segurança da ONU cessar-fogo humanitário em Gaza. Os norte-americanos criticaram o avanço do conflito em Rafa, última cidade que resta para cerca de 1,1 milhão de refugiados palestinos.

No dia 18 de outubro do ano passado, os Estados Unidos vetaram, a resolução costurada pelo Brasil no Conselho de Segurança da ONU, para um cessar fogo humanitário. A resolução brasileira teve 12 votos a favor, a abstenção de Rússia e Reino Unido se abstiveram da votação e o veto norte-americano.

Agora, pela pela primeira vez, os Estados Unidos vão propor um texto para uma resolução do Conselho de Segurança da ONU com um pedido de um cessar-fogo na guerra.
Os 15 membros do Conselho de Segurança da ONU se reúnem às 10h desta terça-feira (12h no horário de Brasília) para debater o conflito entre Israel e Hamas na Palestina.
Para que a resolução seja aprovada é preciso que não aja veto de num dos membros permanentes (EUA, Russia, China, França e Reino Unido).

Com informações do G1