André Soares: Como ter disciplina

André Soares: Como ter disciplina

 

Olá leitoras e leitores, comandante na área!

 

Para ter disciplina precisa criar novos hábitos e praticá-los todos os dias. A disciplina só é alcançada com a repetição.

 

Quando comecei o meu processo de mudança na vida, ouvia muita a palavra disciplina, ou você precisa ter autodisciplina. As pessoas pareciam um disco furado falando a mesma coisa constantemente.

 

Tudo no começo é bem chato, justamente porque vai mexer com aquilo que você não deseja mudar, é sair da zona de conforto e entrar na zona de conflito. Eu particularmente não gostava de mudar as coisas que vinha fazendo e ainda mais se estivesse dando certo, que era me deixar sem trabalho algum.

 

Ao despertar para minha vida, a zona de conflito de tornou mais ativa. Era o local onde tinha que lutar contra mim mesmo. Era o local onde a minha mudança era necessária. E era o local onde confrontaria os meus fantasmas.

 

Já falei por diversas vezes sobre a disciplina e quero reafirmar que ela é diferente de motivação.

 

Motivação – aquilo que te motiva a entrar em ação.

Disciplina – realizar todos os dias a ação que te motiva.

 

Basicamente a motivação é o seu sonho e a disciplina é tudo aquilo que precisa fazer todos os dias para alcançar o que sonha.

 

Esse ano de 2023 pude viver isso com mais intensidade. No começo do ano desejei correr uma UltraMaratona, que são 75km, uma prova totalmente desafiadora e nova para mim.

 

Lançar o objetivo é muito fácil. Entender o percurso é ainda mais fácil. Montar a estratégia também é simples, agora o mais desafiador é colocar tudo isso em prática sem deixar que os pensamentos se percam no meio do caminho.

Muitas vezes levantava sem motivação alguma para treinar, não queria correr e nem fazer os treinos necessários para suportar uma corrida de 75km. Era nesse momento que a disciplina entrava em ação.

 

Como assim André a disciplina entrava em ação?

 

Ao perceber a falta de motivação eu já mandava o seguinte comando para o meu cérebro. “Mesmo sem vontade. Eu vou fazer.” Isso mesmo temos que comandar a nossa mente, não deixar que ela comande as nossas ações. Se a mente comandar as nossas ações, ela vai mentir para você dizendo que não é capaz de fazer aquilo que deseja.

 

A disciplina é uma luta diária constante contra si mesmo. Sem disciplina você não vence os obstáculos que surgem em nossa vida.

 

Outra coisa é se achar que na vida as dificuldades e os obstáculos vão acabar, está ouvindo a sua mente mentir para você, pois a cada dificuldade superada, ou irá surgir para que continue avançando e vencendo todos dos os dias.

 

Nesse período de treinos diários, onde desde janeiro venho treinando 3h por dias, fazendo 15km  de corrida no parque + musculação + funcional, tinha dias que não tinha vontade alguma de fazer algo, mas a única coisa que me levava para frente era a disciplina de apenas ir e fazer.

 

Mesmo sem vontade eu fazia, justamente porque tinha clareza do meu objetivo que era correr uma UltraMaratona e por isso desenvolvi a disciplina de seguir em frente.

 

Vou compartilhar aqui os 6 pontos de disciplina que criei durante esse período que me ajudou muito durante esse processo.

 

Primeiro ponto – Identidade

 

Identidade é definir quem você é. O que deseja fazer? Por que deseja fazer? Para quem deseja fazer.

Quando se define esses pontos, tudo que for fazer será direcionado a sua identidade. Fortaleça a identidade todos os dias pensando, falando e agindo pelo seu objetivo já definido.

 

Segundo ponto – Lembrete

 

É o que vai fazer você lembrar todos os dias porque está fazendo o que vem fazendo. Como a nossa mente menti para nós, muitas vezes vai se pegar ouvindo aquela voz que vai dizer para você: Meu para de fazer, isso não vai te ajudar.

 

Eu criei um lembre de sempre estar cruzando a linha de chegada da ultra maratona. A minha lembrança era de cruzar a linha nem que fosse me arrastando, chorando e comemorando.

 

Todas as vezes que não queria treinar eu pensava: Como você vai cruzar a linha de chegada, se não está treinando para isso.

 

Terceiro ponto – Resistência ao desconforto

 

Esse foi um ponto fundamental para o meu treinamento. Toda vez que me sentia cansado, desanimado, eu ia lá e começava outro exercício. Justamente para criar o conflito com a minha zona de conforto.

 

Um dos exercícios mais completos e cansativos que temos é o remo. No mesmo movimento você faz braço, pernas e costa fortalecendo num movimento sincronizado.

 

Eu acabava de correr 15km (1h :20m) ia para academia cansado e praticava 15m de remo. Fiz isso todos os dias, pensando: quando estiver no limite na corrida, vou ter mais resistência para terminar.

 

Quarto ponto – Começar pelo essencial

 

Essencial é o que te deixa disposto.

Nesse ponto não tem nada com pensamento, mas sim com que te dá energia.

 

Aqui vamos falar de alimentação, tomar água e dormir. Esses três pontos fazem total diferença na vida.

 

Precisamos saber o que estamos comendo.  Precisamos dormir bem e precisamos tomar água constantemente. Esses são os ingredientes que vão fazer a máquina (corpo) estar sempre ativa.

 

Durante o meu treinamento, além de fazer tudo isso, tive que completar a alimentação com suplementação para ganhar mais músculo. Importante buscar ajuda de especialista para saber mais sobre suplementação para não fazer errado.

 

Quinto ponto – Meditação

 

Esse é um ponto que muitas pessoas podem não acreditar, mas a meditação ajuda demais a você se concentrar no que precisa ser feito.

 

Eu particularmente medito constante. Seja na hora de fazer as minhas orações ou para me concentrar durante uma prova que estou realizando. Busque aquilo que faz total sentido para você no momento mais difícil.

 

O meu ponto de meditação na ultra maratona, foi no quilometro 60 quando encontrei o Fábio com caibra e dor, nesse momento respirei fundo e disse a ele: “Fábio os dois não podem ficar aqui, eu vou continuar e terminar para vir te buscar. Chegou a hora busque dentro de você a força que vai te levar até o final.”

 

Daí pra frente limpei a mente e comecei orar para terminar a prova.

 

Sexto ponto – Construção de novos hábitos

 

Sem dúvida o ponto mais difícil do processo. Criar um novo hábito é quebrar abandonar hábitos que não agregam valor à vida ou aqueles hábitos mais cômodos que carregamos durante toda a nossa jornada.

 

Criar um hábito novo precisa de muita força de vontade e realmente abandonar a vida confortável para incluir o necessário para vencer e alcançar o seu objetivo.

 

Sempre tive o hábito de treinar, mas não todos os dias por 3h. Tive que quebrar a barreira de treinar apenas duas vezes na semana, para treinar sete dias na semana.

 

Hoje está mais fácil, pois o treino de 3h por dia todos os dias, já se tornou hábito em minha vida. Se não treino o corpo sente falta.

 

São esses seis pontos que desenvolvi de janeiro a setembro de 2023 para poder correr uma prova de 75km que realizei a prova em 09h :30m. Fiquei feliz porque terminei a prova sem sentir dor, forte mentalmente e fisicamente com a minha esposa e minha irmã no apoio comemorando essa vitória.

 

A disciplina é como um músculo, quanto mais você treina todos os dias, mais forte vai se tornar.

 

Faça por você.

Viva por você.

 

André Soares

Coach | Escritor | Mentor

[email protected]

Telegram: https://t.me/andresoarescoach

Instagram: https://www.instagram.com/andresoares_coach