Análise feita pelo jornalista Cleber Lourenço, do site O Cafezinho, em relação à última pesquisa Quaest, mostra que a deputada federal Adriana Accorsi (PT) tem avançado no eleitorado progressista em Goiânia e já sensibiliza os que votam em candidatos de centro e centro-direita.
Cleber define o eleitor progressista entre:
Classe social e renda: Adriana lidera entre eleitores com renda até 3 salários mínimos (25%).
Educação: A candidata petista tem forte apoio entre eleitores com até ensino fundamental (22%) e médio (23%).
Idade: Mantém desempenho consistente em todas as faixas etárias, incluindo 23% entre eleitores com 60 anos ou mais.
Análise: Accorsi está conseguindo alinhar sua campanha com as necessidades e expectativas do eleitorado progressista, enfatizando políticas sociais e comunicação eficaz.
De acordo com Cleber Lourenço, este eleitor progressista, que tem como maior referência o presidente Lula (PT), é predominantemente de baixa renda, incluindo as classes C, D e E. Seu perfil educacional é de maior proporção de eleitores com ensino fundamental e médio completo ou incompleto e em relação à faixa etária, compõe maior afinidade com eleitores acima dos 35 anos.
Para Cleber Lourenço, quanto mais Adriana Accorsi fidelizar este público com a campanha, maiores as chances de crescimento nesta reta final. Em Goiânia o presidente Lula teve 36% dos votos. E é este potencial eleitoral que a candidata do PT pode atingir neste primeiro turno.
Para além do eleitor progressista, a mensagem de Adriana Accorsi também começa a sensibilizar eleitores ao centro e de centro-direita. Estes ainda estão divididos em muitas campanhas, como a do jornalista Matheus Ribeiro (PSDB), do prefeito Rogério Cruz (SD) e do senador Vanderlan Cardoso (PSD), mas no segundo turno, há sinais claros de que Adriana Accorsi pode ser recepcionada com votos destes segmentos além do voto mais à esquerda, do Professor Pantaleão (UP).