A Associação Goiana de Imprensa (AGI) promove na manhã desta terça-feira, dia 3, o encontro dos profissionais da imprensa goiana com o correspondente da Agência France Presse (AFP) no Texas, EUA, Moisés Ávila Roldán.
Convidado pela AGI, ele fará uma visita à Casa Rosada de Goiânia, do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, às 11h, e em seguida conversará com os jornalistas goianos sobre sua experiência profissional, em especial agora que atua no Texas, cobrindo a fronteira norte-americana com o México.
Natural do distrito de Miraflores, em Lima, Peru, e graduado em Ciências da Comunicação pela Universidade Federico Villareal, em 1997, 48 anos, ele começou na atividade em seu país após se formar; trabalhou em jornais e emissoras de rádio. Ficou sete anos no Chile, onde fez mestrado em Jornalismo na Universidade Católica; trabalhou na agência de notícias Reuters e ingressou na Agência France Presse, uma das três principais agências de notícias internacionais.
Em 2013 veio para o Brasil, como correspondente da AFP em Brasília; ficou três anos. Já esteve, nessa função, no Peru, onde chefiou o escritório da Agência no país e na Bolívia, por três anos; Cuba, três anos; Panamá, dois anos, e atualmente está nos Estados Unidos, em Houston, Texas, há um ano.
É sempre chamado para colaborar com as equipes locais quando há episódios que precisam de profissionais mais experientes, como nas tragédias, guerras civis, territórios em conflitos, nas fronteiras de países etc. Nessa condição já esteve em toda a América Central, Colômbia, Chile etc.