A candidata a prefeita Adriana Accorsi assinou o manifesto Construindo uma Goiânia Antirracista em uma cerimônia com a participação de mais de 300 participantes, entre lideranças negras, entidades da luta antirracista, comunidades, candidatos e candidatos da Coligacão Pra Cuidar de Goiânia e apoiadores.
“É uma grande honra receber esse manifesto que eu eu assino com a caneta e com o meu coração. Assino com o meu compromisso de pessoa, porque lutar contra o racismo é humanidade”, disse a candidata, que participou da leitura da carta.
De acordo com o Manifesto, o Brasil é um país majoritariamente negro, com 56,2% de sua população formada por pessoas
negras, segundo o IBGE. No entanto, a população negra enfrenta profundas desigualdades e injustiças históricas.
A intenção é mudar essa realidade em Goiânia a partir do compromisso assumido pelas candidaturas majoritárias e proporcionais nas eleições de 2024.
“Nós, negras e negros, representantes de movimentos negros, de grupos antirracistas e de comunidades, propomos este compromisso para que Goiânia adote a promoção da igualdade racial como política pública prioritária”, diz a abertura do documento.
Adriana se comprometeu com ações concretas e afirmativas, pautadas pela justiça social e pela promoção dos direitos da população negra, começando na infância, no respeito e no combate a toda forma de preconceito e discriminação na escola, na comunidade, na família.
“Não podemos permitir que uma cidade acolhedora, amorosa, carinhosa como é Goiânia, não trate com igualdade a sua gente. Na nossa cidade, a gente vê todos os dias crianças que têm os seus sonhos destruídos pelo racismo. Meninas e meninos, que têm a sua vida levada pelo racismo e preconceito. Pessoas que sonham e que tem a sua liberdade, sua integridade e a sua vida levadas pelo preconceito e pelo racismo”, pontuou.
Adriana pediu a contribuição dos representantes dos movimentos negros e antirracistas na sua possível administração. “Vamos dar o exemplo do combate ao racismo na gestão e na administração com as pessoas ocupando cargos de poder e decisão”, afirmou.
“Venham junto comigo para a gente construir essa cidade que a gente sonha, onde os direitos das pessoas sejam respeitados, e as pessoas sejam felizes, onde os seus sonhos sejam valiosos e onde a gente proteja a vida de cada pessoa”, finalizou.