Uma pesquisa da CBS News, divulgada neste domingo, 30, revela que 72% do eleitorado dos Estados Unidos acredita que o presidente Joe Biden, 81, não deveria concorrer à reeleição. Este percentual representa um aumento de nove pontos em relação a fevereiro deste ano.
O levantamento, realizado em parceria com a empresa YouGov, possui uma margem de erro de 4,2 pontos percentuais e entrevistou 1.130 pessoas entre sexta-feira, 28, e sábado, 29.
O estudo foi conduzido após o desempenho de Biden no debate com seu provável rival nas eleições de novembro, o ex-presidente Donald Trump, 78, ter sido amplamente criticado.
A idade é a principal razão apontada pelos eleitores para a desistência de Biden, sendo citada por 86% dos que são contra sua candidatura.
Esse fator tornou-se tão central quanto a economia e a migração na eleição americana deste ano, disputada pelos dois candidatos mais velhos da história dos EUA. Decisões presidenciais também foram mencionadas por 71% dos entrevistados.
Entre os democratas, a porcentagem dos que se opõem à candidatura de Biden caiu, mas ainda assim aumentou desde o início do ano. Atualmente, 46% dos apoiadores do partido acreditam que ele não deveria concorrer, um aumento de dez pontos percentuais desde fevereiro.
Além disso, o número de pessoas que acreditam que Biden não possui a saúde mental e cognitiva necessária para continuar no cargo aumentou para 72%, em comparação aos 65% registrados no início de junho. Em relação a Trump, 50% dos americanos consideram que ele possui saúde cognitiva adequada para ser presidente.
A pesquisa reflete a reação do eleitorado americano após o primeiro e possivelmente único debate da campanha eleitoral deste ano, ocorrido na noite de quinta-feira, 27.
Fonte: O Cafezinho