315 carros-de-boi desfilam no carreiródromo na Romaria do Divino Pai Eterno em Trindade

315 carros-de-boi desfilam no carreiródromo na Romaria do Divino Pai Eterno em Trindade

Este ano, desfilaram 315 carros de boi com centenas de famílias vindas do interior goiano, seguidos de mais de 3 mil cavaleiros e muladeiros. Após dois anos sem realizar o desfile, romeiros, moradores e visitantes se emocionaram nesta quinta-feira com a retomada dessa manifestação cultural e religiosa que tem reconhecimento nacional. Prefeito Marden Júnior, Governador Ronaldo Caiado, dezenas de autoridades e milhares de pessoas assistiram a passagem dos desfiles

Os desfiles de carros de boi e cavaleiros e muladeiros da Romaria do Divino Pai Eterno de 2022 levaram milhares de pessoas às ruas e ao Carreiródromo Ada Cyra nesta quinta-feira (30/06). De mais de 600 carros de boi que chegaram a Trindade, 315 desfilaram, seguidos de mais de 3 mil cavaleiros e muladeiros.

Foi a retomada de uma tradição reconhecida como patrimônio cultural brasileiro há seis anos, dos quais esteve interrompida nos dois últimos, em respeito à pandemia de Covid-19.

Acompanhado da família, às 7h30, o prefeito de Trindade, Marden Júnior, deu boas vindas a todas as comitivas na Matriz de Trindade, onde foi a saída dos carreiros.

“Sejam bem vindos. Preparamos uma estrutura especial para que o desfile deste ano seja uma referência, um marco na história da Romaria de Trindade”, disse o prefeito ao público antes da partida para o Carreiródromo.

À frente veio o carreiro Kiko Abílio que chegou após quase 80 quilômetros percorridos com seus dez bois, por quatro dias, de uma fazenda em Ouro Verde até Trindade.

Carreiros saem de diversas cidades, principalmente de Damolândia, Ouro Verde, Petrolina e Nerópolis

Romeiro do Divino Pai Eterno há 43 anos, o sertanejo não conteve as lágrimas ao saber que tinha sido sorteado pela primeira vez para abrir o desfile desse ano: “Foi emoção demais”. Produtor de rapadura e de leite em Ouro Verde, Kiko Olhava encantado o carro de boi todo decorado de flores amarelas e dizia ter ido na Romaria deste ano movido pela esperança de dias melhores.

Cavaleiros partiram de Rianápolis, no Médio Norte Goiano, distante cerca de 170 km da Capital

Enquanto a comitiva dele e as outras centenas de carreiros passavam pelas ruas que ligam a Matriz ao Parque Lara Guimarães, onde fica o Carreiródromo, centenas de moradores saíam à porta de suas casas para reviver a tradição de assistir o desfile.

Na calçada da residência de Márcia Helena do Nascimento, por exemplo, os parentes se espremiam para presenciar cada momento. “Entre pais, irmãos e filhos, estamos com umas 30 pessoas em casa hoje”, confidenciou ela, entre risos.

Algumas horas depois, já no Carreiródromo, logo após a bênção aos carreiros pelo padre José Bento, e já acompanhado do governador Ronaldo Caiado, o prefeito de Trindade voltou a falar sobre o evento.

“É um privilégio realizar a mais organizada e mais segura Romaria do Divino Pai Eterno e ter esta parceria com o governo do Estado”, afirmou, agradecendo em especial aos carreiros e cavaleiros pela confiança demonstrada na expressiva vinda deles para o desfile deste ano.

Marden Júnior presentou todos os líderes de comitivas com uma placa entalhada em mogno e uma edição do livro Trindade-Turismo.

A bênção do Divino Pai Eterno aos carreiros faz parte da tradicionalíssima Missa dos Carreiros

Ainda na madrugada, muito antes do desfile iniciar, em nome da Prefeitura, servidores da Secretaria de Educação de Trindade também haviam preparado um lanche para todos os participantes do desfile, organizado em kits dentro de caixas entregues ainda na concentração.

Em meio ao público que assistia à passagem do desfile, Ronaldo Caiado agradeceu a Marden Júnior pela parceria que fez com que os dois governos unissem esforços para a realização de um grande evento. “Recepcionando as pessoas com todo carinho, essa tem tudo para ser a mais bonita de todas as romarias que já fizemos aqui em Trindade”, afirmou.

Já o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, enfatizou que, “mais importante até que a geração de emprego e renda proporcionada com a Romaria do Divino Pai Eterno, é a alegria nos olhos das famílias aqui reunidas, o exercício de fé, a preservação das tradições, os animais bem tratados”, citou.

Ele ainda destacou que pessoas de outros países e do Brasil inteiro estão prestigiando a Romaria deste ano. “O Estado tem obrigação de potencializar esta festa a cada ano”, destacou, citando que em 2022, dez secretarias estaduais estão atuando no evento em Trindade.

Entre os 15 prefeitos e dois vices que compareceram, a prefeita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly, disse que era um momento de muita emoção porque, mesmo tendo sua própria manifestação religiosa dedicada à Nossa Senhora da Piedade, o município possui muitos devotos do Divino Pai Eterno, romeiros tradicionais.

“Nunca tinha vindo ao desfile e estou encantada em ver como é impressionante o quanto a fé move as pessoas”, declarou ela.

Também o prefeito de Cromínia, Gilvander Pereira destacou seu encantamento com a romaria dos carreiros. “É um dia especial. Sou evangélico, mas apoio todas as manifestações, e tem moradores da nossa cidade que vieram com seus carros de boi, então estou feliz por estar aqui com eles”, afirmou.

O ex-prefeito Jânio Darrot estava no Carreiródromo Ada Cyra. Muitos aplaudiram a lembrança de que, anos atrás, ao dar início à estruturação do espaço para os desfiles, ele batizou o local com o nome da menina de 9 anos de idade, de uma comitiva de carreiros vinda Abadia de Goiás, que morreu em um acidente durante um desfile há 20 anos.

Por determinação do prefeito Marden Júnior, este ano foi produzido um busto com o rosto de Ada Cyra, inaugurado pouco antes da passagem dos carreiros, na presença dos familiares dela.

Estavam, entre outros, a mãe, Ailta Assis, e o irmão, Frederico Assis. “Nossa família fica muito grata pela lembrança, pela homenagem que representa um patrimônio imaterial”, destacou Frederico, que é arquiteto.

Estiveram presentes no Carreiródromo, vários deputados federais como Flávia Morais e Delegado Valdir, estaduais como Lêda Borges e Amauri Ribeiro, vários vereadores de Trindade, e também os prefeitos de: Cromínia, Bela Vista, Abadiânia, Cachoeira Alta, Itaberaí, Aparecida de Goiânia, Damolândia, Joviânia, São João da Paraúna, Mossâmedes, Santa Bárbara, Santo Antônio de Goiás, e os vice-prefeitos de Caturaí e Caldazinha.