Lula ironiza Caiado em reunião após governador afirmar que ‘acabou com o crime em Goiás’. A declaração do presidente foi dada reunião com governadores realizada nesta quinta-feira, 31, para discutir a segurança pública.
“A hora que eu botei regras nas penitenciárias de Goiás, o crime acabou. Roubava-se 10 mil carros por ano, agora não rouba nenhum mais”, disse Ronaldo Caiado (União).
“Eu tive a oportunidade hoje de conhecer o único Estado que não tem problema de segurança, que é o de Goiás”, disse Lula ao ironizar a declaração do governador.
Lula destacou que o problema da segurança pública é grave e complexo. Ele adverte que o PCC e o CV ‘estão em quase todos os Estados disputado eleições e elegendo vereadores’. Lula demonstrou preocupação com a expansão e o poder do crime organizado e pediu um esforço conjunto para o enfrentamento da situação. Na reunião, Ricardo Lewandowski apresentou o texto da PEC da Segurança Pública, que está em análise na Casa Civil, e será encaminhada ao Congresso Nacional.
“O dado concreto é que é uma situação muito complicada. Tive o prazer de conhecer hoje o único estado que não tem problema de segurança, que é o estado de Goiás”, disparou Lula, ao final da reunião com governadores para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que o governo está propondo para nacionalizar questões de segurança, que hoje são responsabilidade dos estados.
Ainda em tom de ironia, Lula pediu ao ministro Ricardo Lewandowski, da Segurança pública, para “ir levantar” as soluções de Caiado para o problema “porque pode ser exemplo de todos os governadores. Era o Caiado que deveria ter chamado a reunião, para orientar como se comporta para acabar com o problema de segurança em cada estado”, disse o petista.
“Nem sempre o estado quer que o governo federal auxilie. Não é todo crime que acontece no estado que a gente pode mandar a Polícia Federal, as pessoas não querem, elas são donas. Queremos unificar procedimentos, informações. Imagina se todos nós tivéssemos a metodologia do Caiado, teríamos muito mais informações”, seguiu Lula.
Antes de fechar a reunião, que teve falas de todos os governadores presentes, Lula voltou a mencionar o goiano: “Eu não sei, Caiado, se chegou para você um pedaço de pamonha, mas a que eu comi aqui veio ontem à noite de Goiás, e o famoso empadão de Goiás”.
Com Agencia Brasil – Foto: Reprodução Terra