O governo brasileiro decidiu neste domingo (26) convocar para consultas o embaixador do Brasil na ArgentinaJulio Bitelli, após considerar como uma afronta as declarações feitas pelo presidente argentino, Javier Milei, durante evento político realizado no sábado (25), em São Paulo. A informação foi publicada pelo jornal argentino Clarín.

A medida diplomática brasileira, que representa uma escalada sem precedentes nas relações bilaterais, decorre das infames declarações feitas por Milei durante o evento que oficializou a candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República.

A decisão de convocar o embaixador Bitelli de volta a Brasília foi tomada pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, assim que retornou de uma viagem oficial pela Ásia neste domingo (26). O episódio é visto pela imprensa argentina e por observadores diplomáticos como o estopim de uma das crises mais graves da história da relação entre os dois países.

Durante o discurso, o presidente argentino fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chamando-o de “ladrão” e de “lixo socialista“. Milei também voltou a atacar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a quem chamou de “lixo careca” por ter negado autorização para que ele visitasse o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por decisão da Justiça, após condenação relacionada aos atos golpistas de janeiro de 2023.

As declarações provocaram reações imediatas de autoridades brasileiras. Horas depois do discurso, o presidente do STF, ministro Edson Fachin, classificou as falas de Milei como uma manifestação incompatível com a civilidade que deve marcar as relações entre os Estados e afirmou que o argentino fez uma referência desrespeitosa a um integrante da mais alta Corte do país.

Com DCM, Fórum e Brasil247, foto: reprodução redes sociais