Moradores do setor Mansões Paraíso e região recebem atendimentos diretos da 26ª edição do Prefeitura em Ação.

Os atendimentos estão sendo realizados na Escola Ari Caetano, no setor Cidade Vera Cruz, até às 17h, onde a população poderá realizar teste RT-PCR, cadastro e atualização no CadÚnico, vacinação contra a Covid-19 e Influenza e testagem de doenças sexualmente transmissíveis.

Os serviços diretos com atendimento à população foram cancelados devido ao novo avanço de casos confirmados de Covid-19.

“Tínhamos previsto, como em todas as outras 25 edições do Prefeitura em Ação, a realização dos serviços diretos à população na sexta e no sábado. Em razão do aumento de positivados com Covid suspendemos esses atendimentos, mas as frentes de serviços continuaram trabalhando na região durante toda esta semana e hoje e amanhã temos testagem, vacinação e cadastro único”, pontuou o prefeito Gustavo Mendanha que disse que quando for possível os mais de 100 atendimentos serão retomados.

“A prefeitura está em toda a região. Nós estamos executando os serviços de roçagem, tapa buracos, revitalização da sinalização das vias e revisão em todo o sistema de iluminação da região. Além disso, as equipes da saúde em parceria com a vigilância sanitária estão recolhendo pneus e visitando as casas”, explica o secretário executivo de Ação Integrada e coordenador do Prefeitura em Ação, Júlio Lemos.

Testes para covid, CadÚnico e outros serviços estão sendo realizados- Foto – Enio Medeiros

A Secretaria de Assistência Social, responsável pelo cadastro e recadastramento do Cadastro Único, que é a porta de entrada para os programas do Governo Federal – atendimentos e encaminhamentos para os CRAS e CREAS, também participou da ação.

“Neste sábado estaremos concentrando os atendimentos em um único local, para ajudar aquelas pessoas que têm dificuldade de se deslocar até um órgão público e facilitar o atendimento às famílias dessa região, garantindo o acesso deles aos programas do Governo Federal”, explica a secretária da pasta, Mayara Mendanha.

Rose Maria, 52, não perdeu a oportunidade para realizar seu cadastro no CadÚnico. “Pra mim facilitou muito, porque tá próximo da minha casa e não precisa agendamento e por isso achei bem melhor”, disse. Janaína Martins de Sousa, 42, também foi em busca do benefício. A vendedora elogiou o atendimento: “Estou sendo muito bem atendida, facilitou muito a minha vida. E o atendimento foi fácil e rápido”, comenta.

Teste para covid – Foto: Enio Medeiros

Vacinação e testagem

Além dos serviços da Assistência Social, os moradores também foram beneficiados com atendimentos oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, como vacinação, testagem de Covid e Testagem de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s).

O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, afirma que a testagem em massa é indispensável porque ajuda no monitoramento da covid-19 na cidade e no isolamento e tratamento dos pacientes contaminados. “Aparecida já fez mais de 423 mil testes, atualmente nosso índice de positividade está em cerca de 25% e continuamos ampliando essa iniciativa para diagnosticar, isolar, rastrear e sequenciar genomicamente as amostras positivas. Hoje e amanhã estaremos testando aqui na Escola sem necessidade de agendamento. Temos 2 mil testes disponíveis aqui, mas, se necessário, traremos mais”.

Para a moradora, Thais de Sousa, 28, a realização da testagem no mutirão facilita a vida de quem precisa do atendimento. “Foi muito fácil. O agendamento para fazer o teste estava só pra semana que vem, e quem precisa fazer não tem todo esse tempo. Então foi bem mais prático”, comenta.

Gustavo reforça que a testagem é ainda mais importante devido à alta transmissibilidade da variante ômicron. “Com o diagnóstico positivo, a equipe de Telemedicina passa a monitorar e acompanhar quem está infectado com exames laboratoriais a cada 48h, tomografia computadorizada e oxímetros que são emprestados para os pacientes levarem para casa. Assim podemos deter a circulação viral com mais eficiência e evitar agravamentos”.

Ele também enfatiza que “o alerta continua, as pessoas devem completar seus esquemas vacinais, evitar aglomerações, usar as máscaras corretamente tapando o nariz e a boca, higienizar as mãos, ventilar os ambientes e buscar a testagem em caso de sintomas ou se tiver tido contato alguém diagnosticado com a covid-19. Neste caso, deve-se fazer o agendamento do teste pelo aplicativo Saúde Aparecida ou pelo telefone 0800-646-1590. Se você está há mais de 3 dias com sintomas gripais leves, procure realizar a testagem, o resultado sai em até 48h. Mas, se estiver com sintomas mais graves, como febre alta e falta de ar, vá até uma unidade de saúde”.