Prefeito Rogério apresenta ao novo serviço de varrição mecanizada em Goiânia

Prefeito Rogério apresenta ao novo serviço de varrição mecanizada em Goiânia

A Prefeitura de Goiânia dá início  na cidade nesta segunda-feira (22/4) ao novo serviço de limpeza na Avenida Goiás com Rua 4, no Centro.

Sob execução do Consórcio Limpa Gyn (Consórcio QC Ambiental), o serviço será realizado sempre no período noturno, se estendendo pela madrugada, para não gerar impacto no trânsito de veículos da capital e evitar impacto aos estabelecimentos que funcionam no período noturno, como lanchonetes e fast foods.

De início, são oito varredeiras e, gradativamente, até o mês de maio, estarão em operação 24, sendo mais 3 destinadas à reserva técnica, em todas as regiões da cidade.

A primeira tentativa de varrição mecânica em Goiânia foi feita na gestão do prefeito Francisco de Castro, que governou entre 1975-1978. Naquele período, quando vigia o regime da ditadura militar, os prefeitos da Capital não eram eleitos, e sim nomeados pelo governador. Francisco de Castro foi nomeado pelo governador Irapuam Costa Júnior, e na sua administração foi implantado o sistema de transporte coletivo integrado pelos terminais de ônibus, tendo como principal rede o Eixo-Anhanguera. A varrição mecanizada sofreu oposição de vereadores e da própria população, que solidarizou-se aos garis da Comurg, pois o projeto previa a redução do número de garis.

 

Varrição

A cidade de Goiânia passará a contar com novo serviço de limpeza urbana, que será operado pelo Consórcio Limpa Gyn (Consórcio QC Ambiental), empresa vencedora da licitação realizada pela prefeitura. O trabalho, que inclui coleta seletiva, remoção de entulhos e varrição mecanizada, tem início com 60 novos caminhões e maquinários como pá mecânica, carregadeira e varredeiras. O novo sistema será apresentado à imprensa pelo prefeito Rogério, às 8h, nesta segunda-feira (22/4), no Paço Municipal. Os equipamentos foram levados para o Paço neste domingo, de onde sairão para a execução dos serviços, nas rotas e escalas definidas pela prefeitura.

Equipamento vai varrer e lavar as ruas da Capital

A varrição, antes feita 100% de forma manual, passará a ser executada por um conjunto de varredeiras mecanizadas autopropelidas, boa parte importada da Europa. Além de maior eficiência e de ampliar a capacidade de varrição das principais vias públicas da capital, as varredeiras mecanizadas também vão gerar maior segurança, pois oferecem menor risco de acidente de trânsito aos colaboradores envolvidos nesta função.

Novos caminhões compactadores seletivos serão utilizados na coleta de materiais recicláveis. Esse tipo de caminhão é outra inovação tecnológica que a população goianiense poderá observar no novo serviço de limpeza urbana da cidade. Os veículos contam com um compartimento tipo baú, sem compactador, que possibilita o aumento da capacidade volumétrica. Caminhões gaiola também serão empregados na coleta seletiva.

Frota de varrição mecânica é composta de 60 equipamentos

A coleta e remoção de entulhos darão a destinação adequada para mais de 70 mil toneladas/mês, que serão transportadas por caminhões basculantes trucados, caminhões basculantes toco e caminhões trucados de carroceria a granel. O trabalho de remoção de entulhos ainda contará com pás-carregadeiras, minicarregadeiras e retroescavadeiras.

De início, o consórcio Limpa Gyn assume 51,11% do trabalho de coleta do lixo domiciliar e seletivo, remoção de entulhos e varrição mecanizada. A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) fará ainda quase 50% do trabalho, que vai diminuindo gradativamente até a segunda quinzena de maio, quando o consórcio assume de vez os quatro itens do contrato celebrado com a prefeitura.

A Comurg continua responsável pelos outros itens de seu contrato, como, por exemplo, varrição manual das ruas e avenidas da cidade. A contratação do consórcio segue uma exigência do Ministério Público de Goiás, para resolver problemas com a coleta do lixo domiciliar na capital.