Último dia da programação gratuita online tem debate e homenagem através do YouTube, além de confraternização. Os filmes estão sendo exibidas pela plataforma digital Innsaei.tv

O encerramento da 20ª Goiânia Mostra Curtas, edição online que celebra os 20 anos do festival, será neste domingo, 28 de novembro, a partir das 19h, pelo YouTube (youtube.com/icumam). Já as mostras e filmes podem continuar sendo assistidas pela digital Innsaei.tv (play.innsaei.tv), até 1º de dezembro. A programação completa e todas as informações podem ser acessadas pelo site goianiamostracurtas.com.br.

Este ano o festival teve formatação diferente das edições anteriores, totalmente online. Foi uma edição de aprendizado e resistência. Todas as atividades foram realizadas de maneira online e remota, além dos filmes disponibilizados pela plataforma Innsaei.tv, de forma gratuita. Os espectadores puderam aproveitar as mostras de casa, com seleção e curadoria comemorativa dos 20 anos do festival. Depois de 5 dias de programação, a 20ª GMC chega à reta final, com encerramento.

A homenagem in memoriam no encerramento será à cineasta goiana Adriana Rodrigues. O filme da homenageada “Gertrudes e seu Homem” está em exibição na Goiânia Mostra Curtas, na mostra comemorativa Filmes Premiados da Curta Mostra Goiás.

Graduada em cinema e psicologia pela New York University, produziu e dirigiu documentários próprios e viajou o mundo. De volta a Goiânia, fundou a Flô Projetos e participou de várias obras audiovisuais como autora, roteirista, diretora e produtora – escreveu e dirigiu os curtas “Gertrudes e seu Homem” (2011), “A Pedra” (2014), o documentário “Benzeduras” (2008), e assinou a produção executiva de “Dias Vazio” (2019) de Robney Bruno.

Para finalizar a 20ª edição do festival, a confraternização será através da plataforma Zoom, para participantes, com a DJ Pry Loyola. Este ano, totalmente online e gratuita, a programação incluiu 86 filmes, homenagens, bate-papo, pocket show, além de palestra, oficina, aula, debate e masterclass.

A produtora e diretora-geral da Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, enfatizou o apoio e participação do público, que sempre foi atuante e receptivo ao festival, valorizando o audiovisual goiano e brasileiro. “A Goiânia Mostra Curtas existe em prol da transformação, capacitação e difusão de projetos audiovisuais, voltados para a comunidade. Este ano, mais do que nunca, foi uma mostra de aprendizado e força. O audiovisual tem esta força, e a 20ª Goiânia Mostra Curtas é prova viva disto”, concluiu.

Debate

Antes do encerramento, neste domingo às 17h, também pelo YouTube (youtube.com/icumam), acontece o debate da Curta Mostra Especial – Nós Somos a Guerra, com o tema “Coletivo, anarco, marginal: alianças e conspirações partilhadas nos cinemas em guerra”. A mediação é da curadora da Mostra, Kênia Freitas, que terá como convidados Gilmar Galache (Ascuri Brasil), Lorran Dias (Anarca Filmes), Liv Costa e Sunny Maia, Esaque Mendes e Nikson Junior (Cine Leblon).

Mostras

As mostras comemorativas de 20 anos (Filmes Premiados da Curta Mostra Goiás, Filmes Premiados da Curta Mostra Brasil e 19ª Mostrinha – Filmes Premiados pelo Júri Popular Infantil) apresentam um panorama de evolução do audiovisual ao longo de duas décadas. A curadoria é da produtora e diretora geral da Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla.

A Curta Mostra Brasil – Os Caminhos do Brasil é uma edição especial com filmes contemporâneos que apresentam um período em que as produções se tornaram mais difíceis, mas que trouxeram curiosas descobertas. Filmes de 2020 e 2021, que trazem recortes e narrativas do momento social, econômico, político e pandêmico. A curadoria é de Beth Sá Freire, diretora do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.

A Curta Mostra Especial – Nós Somos a Guerra exibe curtas-metragens brasileiros produzidos entre 1968 e 2021, em diversas regiões e abordando realidades étnicas, sociais, e culturais de enfrentamento face às opressões. Dividida em dois programas: “Dissonâncias e Ecos Subterrâneos” e “Corpos em Transe e em Colisões”, a curadoria é de Kênia Freitas, pesquisadora e crítica de cinema.

A 20ª Goiânia Mostra Curtas – 20 Anos homenageia Grace Passô, diretora, atriz e dramaturga, com criações no teatro e cinema. Na mostra em homenagem, os três filmes escolhidos representam sua trajetória, relevância e representatividade no audiovisual.

 

20ª GMC

A Goiânia Mostra Curtas é um festival que acontece desde 2001, idealizado pelo Icumam Cultural e Instituto. Em 2021, na 20ª edição, o festival tem apoio de Unimed Goiânia, InnSaei.Tv e Projeto Paradiso; promoção TV Anhanguera | Executiva FM | O Popular, Sesc TV SP e Canal Brasil; co-realização Sesc Goiás; e realização Icumam, Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo | Governo Federal.