A secretaria de Educação de Goiânia informa  Cadastro Antecipado é a primeira etapa do processo de matrículas para o ano que vem. Nesta fase, que começa no dia 14 de dezembro, é obrigatório o uso do CPF das crianças. Em Aparecida de Goiânia as matrículas se encerram na segunda-feira, 13 e a SME esclarece aos pais de alunos todas as dúvidas na hora de matricular as crianças no Ensino Fundamental Com a proximidade do encerramento do ano letivo em escolas e Cmeis, a Prefeitura de Goiânia divulga o cronograma de matrículas para 2022. A primeira etapa desse processo ocorrerá a partir do dia 14 de dezembro, com a abertura do Cadastro Antecipado, que deverá ser feito exclusivamente no site da Educação, no ícone e-matrícula. Nesta fase, é obrigatório o uso do CPF das crianças e a orientação é de que os pais e responsáveis procurem as agências dos Correios, Caixa Econômica e do Banco do Brasil para emitir o documento. Em Aparecida de Goiânia, os canais para cadastramento são são o site da Prefeitura www.aparecida.go.gov.br e o aplicativo Matrícula Aparecida, que pode ser baixado gratuitamente na loja Play Store (confira as dicas da SME no final da matéria).  

Goiânia

Ainda nesta etapa, quem realizou o Cadastro Antecipado em anos anteriores deve atualizar os dados no portal e-matrícula. Durante esse processo, os responsáveis devem informar também se as crianças estão incluídas nos grupos prioritários da Secretaria Municipal de Educação (SME), que estão divididos, segundo a portaria número 434, de 26 de outubro deste ano, em “filhos de mães trabalhadoras” e “beneficiários de programas sociais do Governo Federal”. Para o próximo ano, 50% das vagas serão reservadas para os dois grupos prioritários e os outros 50% serão destinados para o público em geral. Após o Cadastro Antecipado, se os interessados em vagas da Educação Infantil optarem pelo grupo de filhos de mães trabalhadoras, o sistema informará automaticamente sobre a necessidade de validação/confirmação dos dados em uma das cinco Coordenarias Regionais de Educação (CRE). Para que possam ser incluídas neste grupo prioritário, as mães devem comprovar vínculo formal de trabalho. Para celetistas, servidoras públicas e microempreendedoras individuais também é obrigatório a apresentação de documentos comprobatórios. No caso de trabalhadoras autônomas, é necessário comprovar a contribuição no regime geral de previdência social. Para os beneficiários do programa Bolsa Família / Auxilío Brasil, caso o sistema não faça a validação automática, os responsáveis deverão confirmar os dados em uma das CREs entre os dias 14 de dezembro e 10 de janeiro. Ao finalizar o Cadastro Antecipado e comprovar, caso necessário, as informações presencialmente, os próximos passos são a pré-matrícula, exclusivamente pela internet, e a efetivação da matrícula. Para as escolas, essa etapa começa no dia 04 de janeiro. Já para os CMEIs e CEIs de convênio total, a pré-matrícula começa no dia 11 de janeiro. Para efetivar a matrícula no CMEI/CEI, após a vaga disponibilizada, os pais ou responsáveis terão o mês de janeiro de 2022 para comparecer nas instituições apresentando seus próprios documentos pessoais e os das crianças. Confira abaixo o cronograma completo de matrículas na rede municipal de Educação de Goiânia: Cronograma de Matrícula Confira abaixo o endereço de todas as Coordenadorias Regionais de Educação para confirmação das informações cadastrais a partir do dia 14/12: – CRE Brasil de Ramos Caiado Telefone: 62 3558-5681 / 3558-5684 Endereço: Rua Prof. Lázaro Costa, Q.167, Lt.10 – Cidade Jardim – CRE Central Telefone: 62 3524-1664 / 1729 / 1730 Endereço: Rua 243, Q.77, Lts.26-29 – Leste Universitário – CRE Jarbas Jayme Telefone: 62 3524-1720 / 1722 Endereço: R. C-75, QD. APM, Lt. APM – Setor Sudoeste – CRE Maria Helena Batista Bretas Telefone: 62 3524-2490 / 2491 Endereço: Av. Goiás Norte, Q. 68, Lt.01 – Setor Urias Magalhães – CRE Maria Thomé Neto Telefone: 62 3524-5622 / 2202 / 5636 Endereço: R. C-165, Qd.588, Lt. APM – Nova Suíça  

Aparecida de Goiânia

O período de inscrição para os interessados em vagas na Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia começou no dia 6 de dezembro para matrículas no Ensino Fundamental I e II, que compreende séries de 1º ao 9º ano. No caso da Educação Infantil, que atende crianças de seis meses a cinco anos de idade, as inscrições estarão disponíveis somente no dia 13 de dezembro.

1 – Quais serão os canais para realização das inscrições de matrícula? Os canais são o site da Prefeitura www.aparecida.go.gov.br e o aplicativo Matrícula Aparecida, que pode ser baixado gratuitamente na loja Play Store. 2 – No caso das pessoas que não possuem condições de acesso à internet, como proceder? Em casos assim, os pais ou responsáveis pela criança poderão procurar a unidade escolar mais próxima para efetuar sua inscrição. As escolas estarão disponíveis para realizar o atendimento das 08h às 17h. 3 – Quais dados são necessários no ato de inscrição? Os dados solicitados são o endereço com o número do CEP e, no caso dos beneficiários do Programa Bolsa Família, é necessário informar o número de inscrição no programa. 4 – A escolha da escola para a criança é feita pelo sistema? Com a indicação do CEP no ato da inscrição, o sistema seleciona automaticamente as unidades educacionais da região que possuem vagas para a série escolhida. O interessado só precisará marcar a opção de sua preferência. 5 –  Depois de efetuada a inscrição, a criança já estará matriculada? Não. É necessário que a pessoa interessada compareça à unidade escolar dentro do prazo estabelecido e apresente a seguinte documentação: certidão de nascimento; CPF da criança (caso possua); cartão de vacina e do SUS; documento de identidade do responsável; comprovante de endereço atualizado; e, caso tenha informado ser beneficiário do Programa Bolsa Família do Governo Federal, deverá apresentar também o cartão do programa e o extrato bancário dos últimos dois meses do recebimento do benefício. 6 – Com que idade a criança pode ser matriculada na Educação Infantil? A Educação Infantil, que é atendida nos CMEIs, está dividida em cinco Agrupamentos para atender as idades de seis meses a cinco anos e a matrícula do aluno é realizada de acordo com a data de nascimento da criança. Agrupamento I: 01/04/2020 a 15/06/2021 Agrupamento II: 01/04/2019 a 31/03/2020 Agrupamento III: 01/04/2018 a 31/03/2019 Agrupamento IV: 01/04/2017 a 31/03/2018 Agrupamento V: 01/04/2016 a 31/03/2017 7 – Com que idade a criança pode ser matriculada no 1º ano do Ensino Fundamental? Para matricular no 1º  ano do Ensino Fundamental, a criança precisa ter 6 anos completos ou completar a idade de 6 anos  até  31/03/2022. Em casos excepcionais, a criança poderá ser matriculada com idade inferior, desde que comprove dois anos de frequência na Educação Infantil, nos Agrupamentos IV e V, que correspondem à pré-escola. 8 – No caso de dúvida em relação a matrículas, o que deverá ser feito? Para buscar maiores informações os pais ou responsáveis devem entrar em contato com a Central de Matrículas da Secretaria Municipal de Educação, pelo telefone 3545-5949.